quarta-feira, 14 de novembro de 2007

O Homem Motorizado


Sinal fechado. Mas, Deus, isso que estou ouvindo gritando desesperadamente é uma buzina? Quem será a criatura que não percebe que não posso simplesmente passar por cima de todas as leis que regem nosso trânsito e ultrapassar o limite de um sinal vermelho? Se o meu carro não se parece nem um pouco com aqueles que apareciam nos episódios dos Jetsons (quem se lembra?), que voavam e não precisavam obedecer ao sinal fechado, então qual a razão desse cidadão não perceber que não posso simplesmente levantar vôo e liberar a pista pra ele?

Isso me joga para um daqueles momentos em que tudo congela e adentramos em outro mundo: o dos pensamentos. Esse homem que está atrás de mim buzinando desesperadamente, ávido por uma pista livre, deve ser uma pessoa fina e educada em casa, no trabalho, enfim... no meio social em que vive. Mas parece que algo sobrenatural acontece quando adentra ao seu veículo.

De uma hora pra outra torna-se um monstro irracional, sem limites para a brutalidade, e começa a enxergar todos os outros ao seu redor como a ele mesmo. Naquele momento, desaparece o homem pacato, cidadão respeitável e surge o Homem Motorizado. Abram alas para o Homem Motorizado, ele precisa passar. Cuidado com o Homem Motorizado, um andar mais devagar pode tirá-lo do sério. Você precisa ter pressa, ao estar na frente do Homem Motorizado. Não sei em que recôndito do seu ser escondeu-se o homem de bem, educado e fino. Ele agora imagina que meu carro pode voar.

Se estava tão apressado assim, por quais razões não saiu mais cedo? Agora está aí atrás, buzinando... Posso ver a fúria em seu olhar pelo retrovisor, ao apertar a buzina insistentemente... Lembrei-me de uma velha piada.

- Sabe qual é a menor fração de tempo já registrada pelo ser humano?

- A que existe entre o sinal verde e a primeira buzina.

Só percebo que o sinal enfim abriu pela risada do flanelinha, achando que estou atrasando a vida do Homem Motorizado de propósito, como a dar-lhe uma lição. Talvez eu esteja. Mas não é essa a minha real intenção. Retribuo ao sorriso e engato a primeira. Abram alas para o Homem Motorizado!

3 comentários:

Anônimo disse...

Não sei por quê mas acho que conheço alguém que se encaixa perfeitamente nesse texto. hehehe
ô abram alas que eu quero passar...

sugestões & criticas disse...

Você se encaixa nesse texto,é?por isso que não dirijo e nem quero dirigir,pois certamente não teria a paciêcia de buzir e nem de ouvi buzinas de ninguém...sou cabeça quente.
Como diz minha madrinha,uma educadora de transito:se vocÊ não tem abilidade,paciência e capacidade para digirir por você e pelos os outros,então nem pense em pegar em uma direção,pegue um ônibus,taxi ou vá a pé até o lugar desejado.

beijão meu amigo Leandro

Forte e com pouco açúcar disse...

A falta de gentileza e responsabilidade para consigo e com os outros faz e fará do mundo um caos.
Estamos sempre em trânsito, mesmo que não motorizados.